29 de novembro de 2012

“Voluntariado missionário e espiritualidade”

Nos dias 24 e 25 de novembro participei, juntamente com mais 3 elementos do grupo diálogos, na 1ª sessão de formação 2012/2013 organizada pela FEC sobre o tema “Voluntariado missionário e espiritualidade”. Estes dois dias de formação tiveram lugar na Casa de saúde do Telhal, pertencente ao Instituto de S. João de Deus, em Mem Martins, Sintra. 

Fomos recebidos pelos responsáveis da formação e da instituição de acolhimento com carinho, atenção e espírito de boas-vindas. Durante a formação notei a entrega e participação dos formadores e formandos à transmissão e assimilação de conhecimentos, troca de ideias e salutar discussão sobre os temas, o que a tornou enriquecedora e bem-sucedida. Muitas perspetivas e olhares foram apresentados sobre o que é, como se realiza e sobretudo como deve ser encarado o voluntariado e a missão, qual a base que os sustenta e distingue e ainda quais os pontos de contacto e comunhão entre estas duas realidades. Foram dados testemunhos de missão Ad Gentes e de empreendedorismo social, numa perspetiva de ser apresentadas algumas das formas de serviço ao “próximo” e de realização pessoal e espiritual por parte do voluntário ou missionário. Na noite de sábado houve um momento de convívio com danças típicas timorenses. No domingo continuou a formação, avaliação e almoço de despedida.

21 de novembro de 2012

“Viver a Eucaristia”

O Grupo Diálogos realizou o seu retiro anual, sob a orientação da Irmã Quintinha (Ssps) e do Padre Carlos Matos (SVD), no fim-de-semana de 17 e 18 de novembro, no Seminário Verbo Divino, em Guimarães. “Viver a Eucaristia” foi a temática de fundo. Estiveram presentes dezasseis elementos, sendo três deles de Santa Catarina e Lisboa. O silêncio, a reflexão, a oração e a entrega a Deus foram os pilares deste Retiro.

Uma das dinâmicas de reflexão pessoal consistiu na elaboração de um desenho que expressasse os sentimentos vividos durante o primeiro dia de retiro e a forma como cada um vivia a Eucaristia no seu dia a dia. Após a elaboração do desenho foi pedido a cada um que partilhasse o seu significado. É uma dessas partilhas que aqui deixamos expressa.

18 de novembro de 2012

Grande Noite de Fados

No próximo sábado, dia 24 de Novembro de 2012 , no Seminário do Verbo Divino de Lisboa, irá realizar-se uma Grande Noite de Fados, organizada pelos leigos associados às Missionárias Servas do Espírito Santo e Missionários do Verbo Divino. Esta acção missionária iniciar-se-à às 19h30 e quer levar mais vida às crianças desnutridas do Liúpo (Moçambique) e, ao mesmo tempo, proporcionar a todos os participantes uma noite de alegria, encontro e festa.

A organização do evento gostaria de contar com a ajuda de todos, seja através da participação, seja divulgando através das listas de contactos de cada um ou pelas redes sociais, ou ainda convidando pessoalmente e trazendo amigos. À volta de uma grande causa, será possível viver o entusiasmo da partilha e da festa.


Em nome de toda a equipa de organização e das crianças do Liúpo um muito obrigado.

15 de novembro de 2012

Presentes Solidários 2012

A Fundação Fé e Cooperação (FEC) lançou a 7ª edição da Campanha Presentes Solidários. O catálogo de presentes deste ano está já disponível no site www.presentessolidarios.pt

A campanha, em vigor até ao dia de Reis, 6 de Janeiro, é uma oportunidade para que sejam dadas respostas concretas a necessidades das comunidades vulneráveis espalhadas pelos países lusófonos. É também uma oportunidade para aproximar continentes e desafiar os portugueses enquanto cidadãos do mundo a reconhecer o seu papel e responsabilidades individuais e coletivas na construção de um mundo mais fraterno. Esta é a proposta de Natal da FEC: a solidariedade participativa é uma forma de realizar algo diferente e contribuir verdadeiramente para a melhoria das condições de vida de tantas famílias dos países em vias de desenvolvimento que, diariamente, se cruzam com dificuldades extremas.

Ver mais aqui e aqui.

14 de novembro de 2012

Advento e Natal 2012

Fruto de um trabalho em conjunto entre os Missionários do Verbo Divino e o Departamento de Pastoral Bíblica de Braga, está disponível este livrinho para ajudar à vivência do Advento e Natal de 2012. 

Pode encontrá-lo em livrarias católicas, na Cúria diocesana de Braga, paróquias, ou fazer o seu pedido ao Secretariado dos Missionários do Verbo Divino. 

Ap. 2, 2496-908 Fátima 

Mail: proc.missoes.fatima@verbodivino.pt