20 de agosto de 2009

Alegria e companheirismo no “Caminhos e Sorrisos”

“Caminhos e Sorrisos 2009” é o nome do projecto de voluntariado com crianças e adolescentes que teve lugar a Urbanização de Terraços da Ponte, em Sacavém, de 6 a 16 de Agosto, dinamizado pelo grupo Diálogos, Leigos SVD para a Missão. Educar para os valores e cuidar do ambiente e do bairro, foram os principais temas dos jogos, histórias, ateliers e músicas cantadas e partilhadas com as crianças e adolescentes durante esses dias.
O grupo de 13 voluntários foi acolhido com todo o carinho pela Comunidade Católica do Prior Velho e de Terraços da Ponte. A Paróquia do Prior Velho transformou-se na casa dos voluntários. As salas de catequese eram os quartos e o salão debaixo do palco o local onde se cozinhava, se faziam as refeições e se preparavam as actividades. As tardes eram passadas em Terraços da Ponte realizando dinâmicas com as crianças tanto nas instalações da igreja como nos jardins e espaços circundantes.
Houve vários momentos especiais. Um deles foi a comemoração do dia do ambiente, no qual o Pe Valentim convidou os jardineiros da Junta de Freguesia de Sacavém para ensinar as crianças a plantar árvores. Nesse dia fizemos ateliers de reciclagem, flores de papel, pinturas faciais com motivos alusivos ao ambiente e homenageámos Wangari Maathai, a queniana que, em 2004 ganhou o Prémio Nobel da Paz e que luta pela preservação do ambiente através do Movimento Cinturão Verde. Outro momento significativo foi a festa de convívio e amizade que se realizou à noite no bairro, no qual subiram ao palco e actuaram o grupo de rap local, “Império Suburbano”, o grupo coral da Comunidade Católica, e todos os que quiseram dançar e cantar. No dia 15, celebrámos com a Comunidade Católica a Festa da Família onde teve lugar uma eucaristia, seguida de um alegre convívio.

Foi uma experiência marcante para todo o grupo. Registamos o testemunho do Tiago Silva, um jovem que participou como voluntário neste projecto.

Nuno e Sofia
-----------------------------------------------------------

Férias! Palavra que nos transmite descanso, relaxamento, que nos faz esquecer horários, datas e tarefas a cumprir em determinados horários. Habitualmente, utilizamo-las para esquecer as nossas rotinas e o stress do dia-a-dia de trabalho. Pois bem, neste Verão preferi alterar essas férias tradicionais por algo com muito mais valor, quer a nível social, quer pessoal: o Voluntariado.

Este ano participei no Projecto “Caminhos e Sorrisos” que se destinou a acompanhar crianças e jovens, a maioria de descendência africana, que habitam em Lisboa, na Urbanização de Terraços da Ponte. Durante os dez dias do projecto experienciei todo o tipo de sentimentos possíveis, desde a angústia dos primeiros dias até à harmonia e companheirismo com as crianças e o grupo de voluntários. Consegui compreender que, naquele bairro, o relacionamento com o vizinho ou mesmo com os familiares é muito mais importante e mais prezado do que aquele que nós, que vivemos fora de um bairro daquele género, temos com os nossos. Foi um período onde me senti totalmente isolado do resto da sociedade, talvez porque tentava marcar a diferença na vida destas crianças e jovens, ou porque a realidade e a cultura era completamente diferente daquelas que estava habituado a viver, e em vez de ter sido eu a integrar a vida deles, foram eles que me ensinaram a ser mais compreensivo e a dar valor a outras coisas que não os bens materiais. Aprendi também, que existem outras formas de viver muito mais simplificadas, que não deixam por isso de ser menos importantes ou menos felizes, e que talvez essas formas possam, eventualmente, ter mais valor quando experimentadas, do que aquelas que estou habituado a ter.
No final deste período de tempo, e apesar de estar totalmente desactualizado sobre tudo o que se passava na minha região, no meu País e no mundo, sentia-me feliz e com pena de deixar aquele sítio porque tinha aprendido como é importante viver longe de tudo o que por vezes nos distrai e afasta do que é essencial. Sentia-me bem comigo mesmo e confesso que recebi mais desta comunidade do que lhes consegui dar e, curiosamente, isso fazia-me feliz.

O Projecto “Caminho e Sorrisos 2009” foi fácil cumprir e é fácil recordar, mas será difícil esquecer!

Tiago Silva

1 comentário:

Anónimo disse...

Este texto está muito sentido.
Com este conhecemos o quanto foi importante para Tiago Silva fazer este projecto.