ACERCA DE NÓS...


Em grego, a palavra diálogos quer dizer: pelo verbo ou pela palavra. Na linha da espiritualidade dos Missionários do Verbo Divino, queremos deixar-nos conduzir pela Palavra de Deus. É o Verbo Divino, o Jesus da história e o Cristo da fé, a única pessoa que nos dá a razão, a força e o mandamento de sermos missionários como Ele.
Somos um grupo de missionários leigos, denominado “Diálogos – Leigos SVD para a missão”, que motivados pelo desejo de responder ao chamamento de Cristo colabora com a dimensão missionária da Igreja no seu contexto cultural ou nos contextos culturais para os quais são enviados por um determinado tempo de acordo com a espiritualidade laical e a relação com o espírito dos Missionários do Verbo Divino. Actualmente somos cerca de 23 elementos espalhados por Guimarães, Caldas da Rainha e Lisboa e em colaboração com os Missionários do Verbo Divino e as Irmãs Servas do Espírito Santo tentamos ser testemunho da palavra de Deus respondendo, desta forma, ao desafio de ser missionário.
         Realizamos, regularmente projectos de voluntariado missionário, durante o período de férias, com exigências de participação diferentes e nas quais, ao longo dos anos já participaram dezenas de jovens.
Em Portugal, temos três actividades de voluntariado: no centro Santo Estevão, em Viseu, para maiores de 18 anos, durante 10 dias com deficientes profundos; em Vilar Formoso, campo de trabalho com animação em lares de idosos, para maiores de 16 anos; em Terraços da Ponte (Loures), o projecto “Caminhos e Sorrisos”, que tem como objectivo primordial contactar com crianças, jovens e população em geral, destinado a voluntários maiores de 16 anos e uma semana missionária em Almodôvar, para maiores de 16 anos.
Em 2003, 2005, 2006, 2007, 2009, 2010 e 2014 inseridos no projecto “Abrir Caminhos” estivemos em Angola (durante um mês). Lá, realizámos diversas actividades: ATLs para crianças, formação a professores e escuteiros, encontros com grupos de catequese, acólitos e outros grupos locais. Partimos porque acreditamos que o amor não tem fronteiras e que às vezes “ é tão forte que abre caminhos para um lugar onde o impossível pode acontecer”
Participamos regularmente em encontros de formação organizados pelo grupo ou pela FEC (Fundação Evangelização e Culturas), em encontros de reflexão, de oração, em vigílias e actividades de animação em paróquias e escolas.
Cremos, tal como São José Freinademetz que “ o amor é a única linguagem que todos compreendem” e por isso dispomos do nosso tempo, gratuita e voluntariamente, ao serviço de quem mais precisa.