2 de fevereiro de 2011

«Sê voluntário! Faz a diferença»

O Voluntariado pressupõe actividades organizadas por períodos mais ou menos longos, geralmente exercido em países do terceiro mundo, contribuindo positivamente para o seu processo de desenvolvimento. Estas actividades são promovidas por organizações a nível local, regional e nacional, assim como a nível europeu e internacional.

O trabalho voluntário envolve actualmente mais de cem milhões de europeus, um número ainda assim considerado insuficiente pela União Europeia que decidiu instituir em 2011 o Ano Europeu do Voluntariado, com vista a promover uma cidadania mais activa. Os quatro grandes objectivos da criação deste ano são: criar um ambiente propício ao voluntariado na U.E, dar meios às organizações que promovem o voluntariado para melhorar a qualidade das suas actividades, reconhecer o trabalho voluntário e sensibilizar as pessoas para o valor e a importância do Voluntariado.


O Ano Europeu do Voluntariado é simultaneamente uma celebração e um desafio. É uma celebração do compromisso de milhões de pessoas na Europa que trabalham nas suas comunidades nos seus tempos livres, gratuitamente, em escolas, hospitais e clubes desportivos, protecção do ambiente, serviços sociais e ajudar as pessoas de outros países. Os seus esforços e os de milhares de organizações de voluntariado são a ponte para uma profunda diferença na vida das pessoas. Face a este envolvimento constatamos que o mundo seria menos humano sem o trabalho dos voluntários! O Ano Europeu do Voluntariado é também um desafio para os três quartos da população europeia que não fazem qualquer acção de voluntariado! Gostaríamos de lhes dizer que também eles podem avançar e fazer a diferença.

Em Portugal, desconhece-se o número de missões voluntárias que existem, de pessoas que se dedicam a esta actividade e de quem beneficia deste apoio. Por isso, a Confederação Portuguesa de Voluntariado (CPV) traçou como um dos objectivos nacionais para o próximo ano fazer essa "radiografia".

Dar mais visibilidade ao que se faz de forma a tentar ultrapassar as principais dificuldades com que se deparam as organizações, sobretudo as financeiras e logísticas, é outro dos desígnios nacionais.

Podemos afirmar que o Voluntariado recoloca as pessoas numa responsabilização pelo Bem Comum que é necessário para a coesão social, mas que é fundamental para a felicidade das pessoas. Ninguém consegue ser feliz só numa atitude de captação! O outro é a essência da missão.

O grupo Diálogos, com cerca de vinte elementos, tem vindo a desenvolver diversas acções de voluntariado comprometendo-se a fazer a diferença no quotidiano das pessoas mais carenciadas, marginalizadas, muitas vezes, em situações limite.


Ana Isabel Almeida e Elvira Silva

1 comentário:

Anónimo disse...

olá
obrigada pela partilha tão bonita :)
FR