25 de janeiro de 2012

«Na casa do Gaiato somos todos irmãos»


Nos dias 21 e 22 de Janeiro, alguns membros do grupo Diálogos deslocaram-se até à Casa do Gaiato, em Lisboa, para conviver com jovens adolescentes e lá residentes. 

No sábado, marcamos encontro no Seminário dos Missionários do Verbo Divino para planeamos as atividades que iríamos desenvolver com esses jovens. Depois do almoço fomos até à Casa do Gaiato, que se localiza em Santo Atão do Tojal, para darmos início ao nosso trabalho. 

Fomos recebidos com alguma timidez mas depois de um jogo de apresentação e de algumas atividades conseguimos criar um ambiente mais descontraído entre todos. 

Realizamos algumas atividades: matraquilhos, futebol… entre outras. No final do jantar deslocamo-nos com alguns jovens até ao Seminário para participarmos numa Vigília Ecuménica Jovem. 
No dia 22, alguns membros do grupo repetiram a “dose” de mais um jogo de futebol, com os jovens, dado que esta modalidade é a preferida naquela casa! Enquanto isso outros membros do grupo tiveram oportunidade de visitar a parte mais agrícola da casa. Participamos na eucaristia e também no almoço. Na parte da tarde reunimo-nos de novo no Seminário para uma breve reunião do grupo Diálogos. 

«Na casa do Gaiato somos todos irmãos»! Esta foi a frase mais marcante que escutei. Estes jovens estão naquela casa por diversos motivos, contudo eles conseguem enfrentar as marcas do seu passado e viverem como uma família. Senti que estes jovens têm imenso amor e carinho para dar mas nem sempre o conseguem exteriorizar pois como sabemos a fase da adolescência é marcada por alguma revolta e muita rebeldia. Por outro lado, ao conversar com eles percebi que se sentem muito à vontade para falar do seu passado e do porquê de estarem naquela situação. 

Este fim-de-semana foi muito gratificante porque pude observar outra realidade. São encontros que marcam e que nos ajudam a valorizar o que somos e temos. 


Ana Zacarias Matos

1 comentário:

Anónimo disse...

obrigada Ana pelo texto...somos todos irmãos..
bjs
Fernanda