7 de julho de 2012

Jornadas Missionárias 2012

A tradição vem de muito longe e 2012 não é excepção. Fátima acolhe, de 14 a 16 de Setembro, as Jornadas Missionárias Nacionais. São tempo forte de reflexão, celebração e partilha da Missão que deve tomar conta da vida de todos os cristãos. Às portas do ‘Ano da Fé’, do Sínodo sobre a Nova Evangelização e dos 50 anos do Concílio Vaticano II… são muitas as razões para reservar na agenda esta data e passar junto de Nossa Senhora um fim-de-semana muito rico.

As inscrições online podem ser feitas no site das Obras Missionárias Pontifícias (www.opf.pt) até ao dia 6 de Setembro. Em alternativa também podem ser enviadas por carta, fax ou e-mail.
 
As JMN acontecem em Setembro, depois de um ano de pastoral, de férias que podem ter sido missionárias e às portas de Outubro, mês Missionário por excelência. Avaliar o percurso missionário feito e incendiar de espírito missionário o ano pastoral que começa são dois bons objectivos para estas JMJ. Ao se olhar para o perfil dos participantes nos últimos anos, concluí-se que ainda há um longo caminho a percorrer se queremos que as JMN ajudem a sensibilizar para a animação missionária das Igrejas locais, uma vez que há ainda dioceses que não se fazem representar. Mas já há uma participação muito elevada de leigos, muitos dos quais são jovens. Por isso, há futuro.

Sem comentários: