7 de fevereiro de 2013

Voluntariado e Cooperação para o Desenvolvimento

Nos dias 12 e 13 de janeiro, com o tema “Voluntariado e Cooperação para o Desenvolvimento”, realizou-se no Seminário do Verbo Divino em Fátima a 2ª Sessão de Formação dinamizada pela FEC. 

A formação iniciou com a temática das grandes desigualdades existentes entre províncias, países, continentes, de um modo global o Mundo, através do desequilíbrio na relação entre a divisão populacional, a área geográfica e a riqueza bruta de cada um. Todos sabemos que o Mundo é governado por aqueles que têm maior poder económico, fazendo-nos, muitas vezes, confundir qualidade de vida e felicidade com aquisição de riqueza. Cada vez mais vivemos num Mundo onde a economia se assume como a problemática mais importante, ditando o seu futuro! 

Contudo, é bom perceber que nem todos pensamos assim. É bem verdade que aqueles que mais aparecem nos noticiários e são conotados como figuras mais importantes, têm essa preocupação, mas quantas vezes nos cruzamos com pessoas com valores cristãos? Tenho vivenciado isso nestes encontros de formação. Participamos cerca de 60 jovens e menos jovens, onde aquilo que mais nos uniu foi o enorme desejo pela Missão. Alguns estão ainda a dar os seus primeiros passos, mas outros, têm já, uma vida dedicada à Missão. Sente-se uma vontade e desejo de partir ao encontro do outro apesar dos muitos medos que surgem. É a descoberta da Missão! O encontro com Deus! 

No domingo, foram apresentadas e explicadas algumas ferramentas importantes para a organização e formulação de um projeto. São os elementos básicos mas bem estruturados que farão toda a diferença na produtividade e sucesso destes mesmos projetos. A Eucaristia foi o culminar de um fim-de-semana muito enriquecedor. Só na comunhão com Deus é possível fazer Missão, por isso a Eucaristia terá que ser o centro, a força e o amor de todo o missionário. 

davide

Sem comentários: