3 de julho de 2013

Preparação para os projetos de voluntariado

No passado Domingo, dia 30 de Junho, reuniram-se 30 voluntários, entre os quais, 12 
elementos do grupo Diálogos, com a missão de ajudar.
 Este ano a preparação dos três projetos de voluntariado missionário do grupo Diálogos (apoio no Lar de Idosos em Vilar Formoso, apoio a portadores de multideficiência em Viseu e apoio a crianças nos Terraços da Ponte/ Caminhos e Sorrisos) decorreu na casa do Bom Samaritano e no Seminário do Verbo Divino.

A receção decorreu na casa do Bom Samaritano e foi um momento de reencontro para pessoas que já se conheciam de anos anteriores e de integração por parte dos novos voluntários. Desde logo, o ambiente criado foi bastante acolhedor dado que todos estavam juntos com o mesmo objetivo final, ajudar e, por isso, começaram por se ajudar uns aos outros, dando-se a conhecer… 
De seguida, fomos convidados a entrar numa sala, na qual nos apresentámos de forma lúdica, isto é, através de um jogo com as letras iniciais do nosso nome, atividade bastante interessante, pois conduziu-nos logo à participação. Um dos responsáveis do grupo Diálogos sugeriu que visualizássemos um filme de apresentação do seu grupo que, devido às músicas e mensagens, era bastante comovente e motivador. Mais tarde, podemos escutar as palavras da irmã Maria José que, apesar de breves, foram bastante significativas para todos nós e antes de escutarmos a irmã Ana da Paz, fomos surpreendidos com um lanche surpresa que revelou desde logo o carinho com que nos recebiam.
  

As palavras fluíam magicamente a partir da boca da irmã Ana da Paz. A verdade é que em cerca de meia hora conseguiu cativar todos os presentes e fazer com que cada segundo fosse inesquecível. Esteve sempre aberta a questões, não hesitou em responder-nos e aproximou-nos mais de Deus, sendo que este foi, sem dúvida, um dos momentos altos do dia. 
A eucaristia que se seguiu foi, também ela, muito especial. Isto porque pudemos contar com a presença das “meninas”, ou seja, de senhoras que habitam a casa do Bom Samaritano e que, apesar de portadoras de deficiências, são seres humanos genuínos e muito carinhosos. O ambiente durante a celebração foi mais relaxado do que o normal e todos nos receberam com um sorriso no rosto ou um gesto gentil o que nos deixou fascinados.
Terminada a manhã, tirámos fotos para mais tarde recordar e despedimo-nos de todos com gratidão, seguindo para o seminário, local onde decorreu o almoço partilhado. Este foi um momento de convívio bastante importante para todos os que vão estar juntos durante 10 dias no futuro, partilhando não só um almoço mas sim dez almoços, dez jantares e milhares de sorrisos... Talvez por isso tivemos algum tempo livre para que nos pudéssemos conhecer melhor e só mais tarde fomos divididos em grupos, conforme o projeto em que iríamos participar.
Embora não tenha estado presente em todas as salas, julgo que o que aconteceu foi a apresentação do projeto respetivo e uma tentativa de funcionamento em grupo, ou seja, os responsáveis procuraram transmitir a necessidade de que todos os elementos trabalhassem no mesmo sentido, dado que a união faz a força.

Saímos das salas conscientes do caminho que temos pela frente, mais unidos e desejosos de começar os nossos projetos!
Concluindo, foi um dia espetacular em que podemos conhecer pessoas novas, reencontrar outras, contactar com cristãos preocupados com a felicidade dos outros e em fazer o bem e circular num ambiente incrível em que todos estavam em sintonia.



Raquel Rocha

Sem comentários: