23 de janeiro de 2014

Encontro nacional de formação “Diálogos”

Nos dias 18 e 19 de janeiro, teve lugar no Seminário do Verbo Divino, em Guimarães, a formação anual do grupo Diálogos - leigos svd para a missão. Esta formação teve como objetivo obtermos um maior conhecimento e/ou aprofundamento sobre as congregações fundadas por Santo Arnaldo Janssen.
Na manhã de sábado, coube ao Irmão Amaro a "tarefa" de aprofundar a vida e missão de Arnaldo Janssen. A cada um dos presentes foi colocado o desafio de resumir  numa palavra quem foi este homem, cujos valores tentamos seguir. Salientaram-se as palavras simplicidade, audácia, humildade, misericórdia.
Da parte da tarde, a Irmã Maria Mendes deu-nos a conhecer a vida e obra duas fundadoras das Congregações das Missionárias Servas do Espírito Santo e Missionárias Servas do Espírito Santo da Adoração Perpétua: Irmã Helena e Irmã Josefa. Seguiu-se um trabalho de grupo que nos levou a refletir sobre a vida destas religiosas, o que é ser missionário, o nosso papel no grupo Diálogos, mas, sobretudo, qual a nossa vontade em aceitarmos a missão que Deus tem para cada um de nós. Ao final do dia, participámos na Eucaristia, em Gominhães, paróquia confiada aos Missionários do Verbo Divino.
Após o jantar, terminámos o dia com um momento de oração comum e reflexão individual, onde cada elemento presente aproveitou para pedir/agradecer a presença do Espírito Santo.
No domingo, o ponto mais alto foi sem dúvida o momento da partilha. Além das partilhas de cada um sobre o que se refletiu no dia anterior, as partilhas de vida do Irmão Amaro e da Irmã Maria Mendes encheram-nos o coração.

Dessas partilhas…muito mais haveria para entender, para questionar, para ouvir, para saborear! Estávamos de tal modo deliciados… que nem demos conta que os ponteiros do relógio andaram e que o encontro de formação tinha chegado ao fim! Contudo, duas ideias ficaram bem vincadas: " O amor e a amizade cultivam-se com o olhar." e "Quando me dizes - esqueço; quando me ensinas - recordo; mas se me envolves aprendo". 

E nós aprendemos que a vida é uma aprendizagem contínua...

Carina Silva

Sem comentários: