4 de fevereiro de 2014

A beleza de Deus está nos olhos de quem contempla

Artigo do jornal da Voz da Verdade sobre Gabriela Heliodoro membro do grupo Diálogos SVD.


O encontro com a missão ad gentes

Apesar de todo o empenho e envolvimento nas atividades da paróquia, Gabriela tinha um
constante sentimento de insatisfação. “Sentia que me faltava algo mais”, recorda. Este algo mais era o desejo de realizar um sonho que tinha desde a sua infância: trabalhar em realidades bem diferentes, realidades da periferia, como diz hoje o Papa Francisco. “Dizia que queria trabalhar com crianças da rua, crianças vítimas de maus tratos”, conta-nos. Em setembro de 2004, foi o início de um grande desafio, num encontro realizado em Santa Catarina pelo grupo Diálogos svd, ligado aos Missionários do Verbo Divino, e às Irmãs Servas do Espírito Santo. A sala estava repleta de jovens. Mas Gabriela, então com 33 anos, também se sentiu seduzida pela proposta apresentada. Dois meses depois, foi convidada por alguns membros do grupo Diálogos a participar numa caminhada de discernimento e formação. Tudo começou com um encontro da FEC.


Viver em comunhão com o povo de Deus



Desde essa altura, é membro ativo do grupo Diálogos e já teve oportunidade de partir para Angola por três vezes, em missões de um mês, em 2005, 2006 e 2007. Destes três meses vividos em Angola, guarda na memória encontros marcantes com as crianças do jardim-de-infância, com as crianças de rua, com mutilados de guerra, com doentes e com os prisioneiros da cadeia de Damba, Malange. Da realidade que viu em Angola, aprendeu que “pessoas que nada têm, têm o essencial da vida: carinho, amor, amizade. Missão é isto: viver em comunidade, viver em comunhão com o povo de Deus.”


A missão do lado de cá

Nos Verões de 2008 e 2009 Gabriela participou na missão “Caminhos e Sorrisos”, com jovens e crianças do bairro Terraços da Ponte, em Loures. Fez parte da equipa de preparação do centenário do Verbo Divino e organizou o 1º encontro Verbum Jovem em Santa Catarina, do qual nasceu  a pastoral vocacional juvenil SVD. Hoje, é catequista na paróquia, faz parte da direção de voluntariado e da direção do Banco Alimentar, é responsável de núcleo do grupo Diálogos - Leigos SVD para a Missão e acompanha as missões a partir de Portugal. Desde que entrou no grupo Diálogos teve muitos desafios. “Mas, sem dúvida, que o maior de todos foi o projeto que fiz em  2011 e 2012 no centro de Santo Estevão, em Viseu, com pessoas portadoras de multideficiência. Este projeto exigiu uma caminha espiritual e psicológica. Eu não sabia lidar com este tipo de realidades. Em Viseu, os utentes ensinaram-me a ter consciência de que as dificuldades constituem oportunidades que podem libertar problemas.” Desde há oito anos que Gabriela faz das  suas férias um tempo para a missão e para o voluntariado, acreditando que a beleza de Deus está nos olhos de quem contempla. “E para descobrir isto não basta olhar, é preciso saber ler os sinais que estão espelhados em todos os olhares que vou encontrando.”


texto por Ana Patrícia Fonseca, FEC – Fundaçao Fé e Cooperação

Sem comentários: