1 de agosto de 2018

Preparar caminhos

No dia 22 de julho de 2018, no Seminário do Verbo Divino, em Fátima, decorreu um
encontro com voluntários para preparar um projeto missionário, organizado pelo grupo Diálogos, Leigos SVD para a missão. 

Este encontro foi o “primeiro dia dessa semana missionária em Almodôvar”, que decorrerá de 18 a 26 de agosto, nessa terra Alentejana. 

Após a oração da manhã o grupo dirigiu-se para a Eucaristia, num local que nos recebe sempre tão bem – A Casa do Bom Samaritano. As meninas “diferentes” que residem nessa casa fizeram dessa celebração um momento alegre, cheio de vida, onde todos cantaram, todos participaram alegremente e com entusiasmo. No final, depressa se deram a conhecer e questionaram quem estava de visita à sua casa. 

Ficamos um pouco mais com as irmãs da congregação da Divina Providência que, de sorriso no rosto e um orgulho enorme pelos princípios da fundadora desta congregação, nos deram a conhecer um pouco da história dessa casa. Baseada na confiança, na ajuda aos pobres e no amor ao próximo, a congregação vai crescendo. O tempo passa muito rápido quando as palavras são absorvidas com tamanha atenção e curiosidade, na expetativa de saber sempre mais. Mas a hora do almoço aproximava-se… 

Depois do almoço, e de novo no seminário, o grupo reuniu-se novamente para definir caminhos nessa semana missionária, revendo algumas fotografias de anos anteriores, partilhando alguns aspetos práticos mas, acima de tudo, tendo presente que a principal caraterística dessa semana que se avizinha será a nossa presença e disponibilidade para conhecer e ouvir as histórias dessas gentes “dos montes”, isoladas de tudo e de todos. 

Quantas vezes nos questionamos como é possível viver nesta realidade geográfica do nosso país! A resposta estará na nossa presença, razão de ser deste projeto!

Carina Silva



Sem comentários: