21 de janeiro de 2019

MISSÃO – SER para e com os OUTROS

No passado dia 11 de janeiro, o grupo Diálogos, representado por três dos seus elementos – Davide, Augusto e Jorge –, marcou presença na paróquia de São Lourenço de Selho, uma freguesia do Concelho de Guimarães. Ocorria mais uma etapa de preparação de jovens para a Confirmação da Fé – Crisma –, ministrada pelo Pe. Damião. 

Foi um primeiro contacto do grupo Diálogos com estes jovens. Como tal, o David principiou por apresentar-nos, enquanto grupo Diálogos: quem somos, o que nos move, atividades realizadas…Deste modo, estava introduzido o mote do nosso encontro: MISSÃO – SER para e com os OUTROS. Continuou a sua conversa, focando a atenção na Missão além e sem fronteiras, onde somos todos iguais na diferença;
na Missão “em tempo de férias”, com crianças mais desfavorecidas ou com idosos, ainda mais isolados; na Missão “Salama” (Paróquia de Santa Cecília de Ocua, Pemba – Moçambique), para a qual disponibilizou um ano da sua vida. Falou da Missão que requer deixar para trás o seu espaço, o seu conforto, a sua família e amigos e partir por um período mais longo ou mais curto de tempo. O Jorge conversou sobre Missão em Família: ser missionário enquanto filho, enquanto esposo, enquanto pai – uma Missão próxima. Missão que suplica criar pontes entre os vários membros da família, e implora um sentido de entrega constante na conservação dessas mesmas pontes: é um caminho de perdão em perdão, de aceitação em aceitação, de reconciliação em reconciliação. Por sua vez, o Augusto estabeleceu a ligação entre o Ser Missionário e o Sacramento da Confirmação para o qual cada jovem está a preparar-se. Cada jovem aceita e propõe-se de livre vontade recebê-lo. E só assim faz sentido! O Sacramento da Confirmação concebe em cada um a responsabilidade de ser TESTEMUNHA, MARTIR, PROFETA do Evangelho, de Jesus Cristo. É Missão!! 

Foi deste modo lançada a semente em cada um e em todos, para que tenham a capacidade de se entregarem a este ideal de vida – Ser Missionário – e, quiçá, lhes faça germinar a vontade de a nós se juntarem, em Diálogos.

Jorge Fertuzinhos

Sem comentários: