26 de novembro de 2019

“Uma Aventura na Terra dos Direitos”


No passado dia 18 de Novembro, os professores do 1.º ciclo do ensino básico, do Colégio
de Nossa Senhora da Conceição, em Guimarães, organizaram um encontro para celebrar os 30 anos da Convenção sobre os Direitos da Criança. Num auditório cheio de alunos, pretendeu-se sensibilizar para os princípios orientadores desta Convenção que ajudou a transformar a vida de muitas crianças, em todo o mundo. O grupo Diálogos, leigos SVD para a missão e o CMAB (projeto SALAMA) estiveram presentes dando testemunho sobre as diferentes vidas das crianças com quem trabalham nos seus projetos missionários.

Este encontro teve início com a estória “Uma Aventura na Terra dos Direitos”, de Paula Guimarães, lida pela professora Elsa Silva, que já pertenceu ao grupo Diálogos, juntamente com a colaboração de alguns alunos. Na segunda parte, partindo da partilha das experiências missionárias em Angola e Moçambique, o leigo missionário Davide Duarte apresentou rostos de crianças com estórias de vida bem diferentes das crianças ali presentes. Em África, essas crianças veem os seus sonhos anulados pela extrema pobreza onde vivem. Referenciamos algumas das dificuldades que preenchem o dia a dia dessas crianças, muitas delas pela ausência de bens que, para nós, são básicos.

No final do encontro ficou o desafio de todos os presentes experimentarem um jogo muito comum das crianças de Moçambique, usando apenas pedrinhas.

Sem comentários: