12 de junho de 2010

A alegria de Partirmos em Missão

(Fotos já adicionadas, veja aqui)
No dia 5 de Junho, num lugar aconchegante (Seminário do Verbo Divino), realizou-se algo notável, com muito esforço e dedicação de todos. “10 anos ao serviço da Missão” foi o pano de fundo de mais um jantar africano, em Guimarães. O objectivo era simples, partilhar com todos os que se quiseram associar ao grupo Diálogos – leigos svd para a missão, a alegria de partir em missão. 

A missão não é só para aqueles que partirão rumo a Angola, nem só para os que em Julho e Agosto dedicarão parte das suas merecidas férias em prol dos menos favorecidos pela sociedade. Missão é para todos os que de directa ou indirectamente contribuíram para que os nossos projectos de voluntariado se venham a concretizar. 

Os preparativos decorreram no meio de uma enorme tranquilidade e amizade. Para além dos elementos do grupo estiveram connosco amigos que quiseram participar na organização deste evento. Notava-se uma certa expectativa, entre os elementos do grupo, sobre a forma como as pessoas iriam reagir à decoração da sala e organização das mesas. Ia a tarde no seu auge, quando se começou a sentir o primeiro cheirinho a cachupa, confeccionada pela Fernanda, uma presença sempre amiga e simpática. 
Por volta das 19h30 já tudo estava preparado. Faltavam, apenas, os artistas principais, a razão da organização deste jantar. Com grande entusiasmo, todos os convidados foram comparecendo. Logo à chegada, foram incentivados a rubricar o seu nome numa t-shirt do grupo, para que mais tarde os possamos recordar saudosamente e associá-los à nossa Missão. 

Após a saudação carinhosa do Reitor do Seminário, Pe. António Lopes deu-se início à distribuição da tão esperada cachupa. Rapidamente toda a sala se deliciava com o manjar. A animação era visível, pois todos conversavam animadamente! Terminada a refeição e antes de ser servida a sobremesa, dois jovens irmãos, a Mafalda e o Daniel juntamente com uma pequena menina encantaram todos os presentes com as suas belas e animadas músicas. Enquanto os jovens e adultos eram animados pela música, já as crianças se tinham instalado num espaço infantil criado propositadamente, onde não faltavam balões, pinturas faciais… Após muita animação foi chegado o momento da sobremesa: salada de fruta ou gelatina eram as propostas. A noite prosseguia com muita animação. Entrava em cena um grupo de danças africanas. Viveram-se, sem dúvida, momentos muito divertidos com todos os convidados a aceitarem o convite para um pezinho de dança. Após muita música e dança à mistura, e mesmo antes de cortar o bolo, chegara o momento de apresentar os 10 anos ao serviço da missão do grupo Diálogos. Através de um PowerPoint, todos puderam vislumbrar momentos únicos na vida de todos aqueles que um dia partiram em missão. 

No final deste, tão familiar, jantar/convívio cada convidado teve oportunidade de levar para casa uma recordação do grupo, uma dezena missionária e uma pagela alusiva aos 60 anos em Portugal dos Missionários do Verbo Divino. 

2010 é sem dúvida um ano marcante, quer para o grupo Diálogos como para os Missionários do Verbo Divino. 10 anos ao serviço da missão e 60 anos construindo proximidades, tornaram este jantar africano especial. Agradecemos a todas as pessoas que ao longo destes 10 anos tornam este sonho, iniciado em 2000, uma realidade constante.


Ana Isabel e Jorge Pereira


(Ver as fotografias aqui)

1 comentário:

Anónimo disse...

grande Jantar!!! Parabéns=)