Decorreram de 17 a 19 de Setembro em Fátima, as Jornadas Missionárias 2010, sob o tema Espírito Santo e Missão. Aqui fica um pequeno resumo da conferência de D. António Couto (Presidente da Comissão Episcopal Missões), sobre "Dinamismo e vitalidade da Igreja nas primeiras Comunidades (Lc e Act)", o qual abordou o tema proposto, partindo de Leituras do Evangelho segundo S. Lucas e do Livro dos Actos dos Apóstolos.
Começou, com a passagem de Lc 24, 44-47, para nos realçar que estava escrito que o Messias havia de sofrer e ressuscitar e que a Sua mensagem seria anunciada a todos os povos (surge como necessária a pregação do Evangelho a todos os seus discípulos - Lc.24,33).
Deixou clara a ideia de que um discípulo de Jesus em Missão é como se fosse Jesus em Missão, dizendo, ainda, que é Jesus que nos envia a pregar o Seu Evangelho e realçando o imperativo de "IDE", com a ideia de que não são os outros que devem vir ao encontro dos discípulos de Jesus, mas são estes que devem ir ao encontro das pessoas.
A igreja existe para evangelizar. Evangelizar constitui, de facto, a graça e a vocação própria da Igreja, a sua identidade mais profunda. Segundo documento da conferência Episcopal Italiana, Evangelizar é o "fundamento de tudo, deve ter o primado sb tudo, nada a pode substituir e nenhuma outra tarefa se pode sobrepor".
De seguida realçou a identidade de cristão e missionário como sendo a mesma coisa (pois ser cristão e discípulo é ser missionário) e como inseparáveis da do discípulo de Jesus e que " a missão não é facultativa impõe-se como: Missão ou demissão".
Qualificou os leigos como " a energia nuclear do Cristianismo" sendo que um leigo que acredita e não se envergonha do Evangelho contagia outro e assim sucessivamente, de uma forma exponencial.
Falou da importância do testemunho devendo fazer-se "mistério" da vida, de esta ser de tal forma bela que não seria possível explicá-la se Jesus não tivesse sido morto e ressuscitado.
Por isso se deve ter uma vida verdadeira, plena e bela,
Terminou com a passagem da visita de Maria a sua prima Isabel tendo o menino "saltado" de alegria dentro do ventre da sua mãe.
Um abraço a todos
Fernanda e Verónica
Sem comentários:
Enviar um comentário