26 de setembro de 2011

Novo ano pastoral… Novos desafios


Após um ano de actividades, o grupo Diálogos, Leigos SVD para a missão reuniu no Seminário do Verbo Divino, em Fátima, nos dias 24 e 25 de Setembro de 2011, para avaliar as actividades realizadas no ano pastoral transacto e programar as actividades para o próximo ano.
Estiveram presentes nove elementos do grupo Diálogos, o Pe. António Leite, assistente nacional do grupo e a Irmã Quintinha SSPS.
Ao longo da manhã de sábado procedeu-se à avaliação dos projectos de verão, pelos respectivos responsáveis. Posteriormente, cada elemento do grupo procedeu à avaliação individual das actividades realizadas ao longo do ano. Foi ainda apresentado o relatório de contas, a todos os presentes.

 A manhã terminou com um delicioso almoço partilhado! Foi gratificante ver a união de todos, bem como sentir que estamos a olhar no mesmo sentido, na mesma missão. À noite participamos na procissão de velas, no Santuário de Fátima. Foi um momento de oração e reflexão muito significativo e que nos fortaleceu ajudando o grupo a tomar as decisões mais adequadas à missão do grupo.
Os trabalhos de domingo iniciaram com a Eucaristia, na capela do Seminário do Verbo Divino. Em seguida demos continuidade aos trabalhos previamente agendados.
Neste novo ano pastoral o grupo Diálogos continuará a realizar os três projectos de voluntariado em Portugal: campo de trabalho com idosos em Vilar Formoso; Caminhos e Sorrisos, com crianças e jovens dos Terraços da Ponte; com jovens e adultos portadores de multideficiência, no Centro de Santo Estêvão, em Viseu, bem como dar continuidade ao desafio abraçado no projecto Ad Gentes.
Se estamos neste caminho é porque alguém nos chamou. Sentimos a necessidade de expandir a nossa dimensão laical no sentido de criar novos núcleos em Portugal. A identidade de um grupo caracteriza-se pela sua acção e pelo compromisso assumido perante o Senhor da missão.

Cristina Cruz

Sem comentários: