4 de setembro de 2011

Uma brisa suave no rosto…

O que significam para nós as férias? As férias são sempre muito desejadas por todos. São momentos em que realmente podemos ser nós mesmos, podemos procurar o prazer de viver nos nossos próprios ritmos, enfim, fazermos realmente aquilo de que gostamos. Encontrei, já há alguns anos, a forma plena deste significado quando comecei a fazer voluntariado com deficientes profundos. Nunca ansiei tanto pelas férias, como hoje em dia, nem em criança. Neste período faço questão de levar um pouco de alegria, de levar outro ritmo, de quebrar a rotina daqueles que têm assegurados os cuidados básicos (felizmente) mas, porque estão numa instituição, nem sempre podem ter toda a atenção que necessitam. 
Assim, nós, os voluntários, estamos lá para isso: para conversarmos, para passearmos, para mimarmos, para lhes arrancarmos um sorriso, umas vezes fácil outras vezes muito difícil, lhes proporcionarmos uma brisa suave no rosto nos passeios que damos com eles. Ninguém imagina como estes meninos valorizam a brisa suave no rosto... É como se voltassem a respirar porque passam a maior parte das suas vidas entre quatro paredes. 

Mas este voluntariado tem tantas faces, tanta riqueza... O principal são eles, os nossos “meninos”, como lhes chamamos. É por eles que estamos ali, mas também pelo grupo de voluntários, pela amizade que se vai tecendo, pela partilha que fazemos à noite, sobre o dia que passou e sobre as gracinhas de uns e de outros meninos, como se dos nossos filhos se tratassem. Estamos ali pelas funcionárias, verdadeiros pais e mães que amam aqueles meninos. Estes sim, vivem ao serviço dos outros durante todos os dias das suas vidas. Se há heróis… eles estão no Centro Santo Estêvão! É uma profissão muito exigente. Entre eles, encontramos corações que não cabem neste mundo. Testemunhei que dos seus magros salários retiram, frequentemente, dinheiro para comprar presentes para mimarem os seus meninos. 

Não é por acaso que no Centro de Santo Estêvão, em Viseu, onde estive a fazer voluntariado, lemos logo no hall de entrada a seguinte frase: “Nesta casa manda o Amor”. 

É realmente disto que se trata: de Amor! Um Amor que alicerça toda a dedicação e empenho de quem lá trabalha. 

Férias é sinónimo de entrega, tempo de recarregar as baterias dos sentimentos, de equilíbrio no dar e receber e, acima de tudo, sentir a plenitude do meu ser. 

Obrigado a todos os amigos voluntários, funcionários/pais e mães e a todos os meninos lindos que são muito amados e jamais esquecidos. 


Olga Carla Dias

Sem comentários: