21 de novembro de 2012

“Viver a Eucaristia”

O Grupo Diálogos realizou o seu retiro anual, sob a orientação da Irmã Quintinha (Ssps) e do Padre Carlos Matos (SVD), no fim-de-semana de 17 e 18 de novembro, no Seminário Verbo Divino, em Guimarães. “Viver a Eucaristia” foi a temática de fundo. Estiveram presentes dezasseis elementos, sendo três deles de Santa Catarina e Lisboa. O silêncio, a reflexão, a oração e a entrega a Deus foram os pilares deste Retiro.

Uma das dinâmicas de reflexão pessoal consistiu na elaboração de um desenho que expressasse os sentimentos vividos durante o primeiro dia de retiro e a forma como cada um vivia a Eucaristia no seu dia a dia. Após a elaboração do desenho foi pedido a cada um que partilhasse o seu significado. É uma dessas partilhas que aqui deixamos expressa.

“Em primeiro lugar devo confessar que o ato de participar na Eucaristia não é muito comum ou habitual para mim. No entanto, depois deste dia e de todas as explicações e reflexões escutadas, compreendi que preciso de me entregar mais, de viver esse momento e, principalmente, participar mais deste banquete.

Compreendi também que apesar de me esforçar dia a dia para viver a minha fé, seguindo o caminho que escolhi para a viver, senti que a eucaristia é a fonte que pode saciar a minha sede de Deus.

Concluí que talvez me esteja a faltar o mais importante. Não basta ser simpático, companheiro, praticar boas ações e acima de tudo dizer: eu sou cristão e acredito em DEUS meu PAI. Preciso de mais, muito mais. Não chegam as intenções por mais sinceras e calorosas que elas sejam.

Por isso desenhei o Pão (símbolo do Corpo de Cristo) e também o Cálice (símbolo do Sangue da Nova Aliança), símbolos que representam o banquete que tenho recusado participar. Desenhei também um coração, o meu coração, com um ponto de interrogação. Ele é o símbolo do meu amor, mas também das minhas dúvidas e inquietações. Será que me estou a entregar completamente? Até que ponto eu Te amo?

Depois deste retiro e desta reflexão sobre estes símbolos vou procurar viver e participar mais da alegria deste banquete e acima de tudo ser um cristão à luz da nova evangelização.”

Nuno Martins

Sem comentários: