16 de setembro de 2013

Caminhos do compromisso


Após mais um ano de intensas atividades do grupo Diálogos- Leigos SVD para a missão, realizou-se nos dias 14 e 15 de setembro de 2013, no seminário do Verbo Divino, em Lisboa, um encontro destinado a avaliar as atividades realizadas e programar as atividades para o próximo ano. Estiveram presentes 13 elementos do grupo Diálogos, a Irmã Maria Mendes, SSPS e o Padre António Leite, assistente nacional do grupo.

No sábado fizemos a avaliação das atividades desenvolvidas. Ao final da tarde tivemos a oportunidade de visitar o Templo Radha Krishna. Foi uma experiência muito marcante para o grupo. Terminada a visita chegou o momento do jantar partilhado, onde pudemos contar com alguns amigos do grupo Diálogos, bem como com a presença especial do padre Emil, quase de partida para Angola…, para dar continuidade à sua missão. Foi um serão muito agradável onde não faltou a música, o canto e a alegria contagiante.
No domingo, o grupo participou na Eucaristia presidida pelo Padre Valentim, no Prior Velho, com uma particularidade: era a despedida do Padre Valentim naquela comunidade, uma vez que a sua “nova casa” será na comunidade de Guimarães. À tarde, os nossos trabalhos prosseguiram com a programação das atividades para o próximo ano. Todos os elementos presentes assumiram o compromisso de fortalecer e dinamizar mais o grupo.
A palavra mais mencionada neste encontro foi “sensibilidade”… Sermos sensíveis à dificuldade do outro, ao sentimento do outro, à preocupação e atenção ao outro… porque a missão acontece nas pequenas coisas.
Por vezes sentimos que aquilo que fazemos não é senão uma gota no oceano, mas acreditamos que o oceano seria menor se lhe faltasse essa gota. Por isso, comprometemo-nos a sermos mais exigentes e responsáveis nos caminhos da missão.

Cristina Cruz

Sem comentários: