4 de fevereiro de 2016

Dia de S. José Freinademetz

No dia 29 de Janeiro foi dia de celebrar a Missão. Foi dia de celebrar S. José
Freinademetz. No seminário do Verbo Divino em Guimarães, cerca de 7 dezenas de Amigos estiveram presentes numa Eucaristia presidida pelo Pe. Ashwin que esteve de passagem por Portugal.  Após a Eucaristia seguiu-se um jantar convívio.

José Freinademetz nasceu no dia 15 de Abril de 1852 em Oies, um pequeno povoado entre os Alpes Dolomitas do norte de Itália. Baptizado no próprio dia do nascimento, herdou de sua família uma fé simples, mas firme, e um grande espírito de trabalho.

A sua crescente preocupação pelas missões levou-o a solicitar, em 1878, a admissão na casa missionária de Steyl, recentemente fundada pelo P. Arnaldo Janssen. Depois de um tempo de preparação e de uma longa viagem, chegou à China em princípios de Agosto de 1879.
Desde o princípio, José Freinademetz procurou inculturar-se na difícil cultura chinesa. Quis aprender o chinês na perfeição; mas antes de tudo, procurou chegar ao coração dos chineses, entrar nos seus problemas, comer e vestir como eles. Numa carta que escreveu aos seus pais, em 1886, dizia: “Amo a China e os chineses e desejaria morrer mil vezes por eles.. o meio deles quero morrer e entre eles ser sepultado”. 
Faleceu a 29 de Janeiro de 1908 e foi canonizado pelo Papa João Paulo II, juntamente com o fundador da congregação Santo Arnaldo Janssen, no dia 5 de Outubro de 2003.




Sem comentários: