7 de outubro de 2009

Ecos do 2º Encontro Nacional de jovens verbitas


De 3 a 5 de Outubro, cerca de 120 jovens, ligados aos Missionários do Verbo Divino e às Irmãs Missionárias Servas do Espírito Santo, provenientes de vários pontos do país, reuniram-se, na Paróquia do Prior Velho, em Lisboa, no 2º Encontro Nacional de Jovens, que teve por lema” Para mim viver é…”
Num primeiro momento, e partindo da passagem do Evangelho de S. Lucas, cada jovem foi chamado a partilhar como responder, hoje, ao convite que Jesus lança do “vai e faz o mesmo” e, tal como o bom samaritano, amar “qualquer um, amigo ou inimigo, conhecido ou desconhecido”.

Na noite de oração, ao estilo de Taizé, cada um foi interpelado a pensar com Quem é que verdadeiramente se quer encontrar na sua vida. No domingo, a Eucaristia foi vivida com grande alegria, como o verdadeiro momento de festa.
Da parte da tarde, à semelhança dos discípulos, os jovens foram enviados em missão, em pequenos grupos, para diferentes lugares e diversas realidades, e desafiados a olharem para a cidade, tal como Jesus a olharia hoje.
À noite houve festa missionária, animada pela música e pelo canto do grupo “Vozes de África” e do grupo da comunidade brasileira de Odivelas.
No último dia foi lançado o “desafio ao compromisso/missão”, partindo da dinâmica do envio com todas as suas consequências. Todos os participantes, recebendo uma cruz, foram enviados a serem testemunhas do amor do Pai nas mais diversas situações.
Tónica dominante deste encontro foi a partilha da alegria dos jovens, vivida igualmente com todas as famílias que os acolheram, como filhos, em suas casas.

Sem comentários: