14 de abril de 2010

Será possível hoje o Cântico do Sol?

O Cântico do Irmão Sol é de todos e para todos os tempos, é a manifestação da alegria do Homem que vive na Palavra do Senhor. Esta Palavra é simplesmente eterna. Olhai para a luz emitida pelo sol, como a luz do Senhor que nos indica o caminho. Contemplai o brilho cintilante das estrelas, como a estrela do Senhor que nos guia. Inspirai o ar que nos mantém vivos, como o sopro do espírito do Senhor que nos dá a vida. Recebei a água como uma brisa refrescante, renovemos a nossa vida. Vivei no fogo do amor do Senhor e o nosso coração estará fortalecido para o momento das trevas. Fertilizai a Terra com a vossa entrega, “lembra-te, Homem, que és pó da terra e à terra hás-de voltar”.

Ensina-nos, Senhor, a amar a Criação...envia-nos o Teu Espírito e embebido Dele, cada ser humano, na sua diversidade trabalhará para o bem comunitário. A Sabedoria permitir-nos-á conhecer e respeitar a Criação. O ser humano ao respeitar-se a ele próprio, luta por alcançar um equilíbrio entre todo o tipo de matéria pertencente à Criação. Sempre consciente do impacto das suas atitudes, como reflexo presente nas gerações futuras. 

O Entendimento levar-nos-á a compreender que temos um compromisso com a obra do Criador e, por isso devemos protegê-la. Sentir que o ser humano pode simplesmente usufruir da Criação para crescer na Criação e não destruí-la com o uso fruto dos recursos naturais e com as consequências dessa atitude. A Ciência dar-nos-á a capacidade de descobrir formas de salvar a Criação. No presente, o ser humano luta pela descoberta de formas não poluentes e de responder a actos que levaram à fragilidade ou rotura de alguns ecossistemas.

O Conselho orientar-nos-á no caminho do diálogo. O ser humano necessita urgentemente de aprender a dialogar na Palavra, onde se dissipe o cinismo e a hipocrisia e onde haja o ressurgimento da Verdade. Promover simplesmente a exploração sustentável para a Criação. Se não o fizermos, será o próprio Homem a condenar-se ao caminho da escassez dos recursos naturais e a oferecer o caminho da provação, ao destruir o ambiente. 

A Fortaleza tornar-nos-á membros responsáveis pela defesa do ambiente. Como cristãos, devemos denunciar todas as injustiças que coloquem em causa a obra do Criador. É nossa obrigação estar alerta a todas as situações que destruam o ambiente, como a exploração irracional dos recursos naturais, a exploração de seres humanos, o desequilíbrio de ecossistemas, e permitir a quem comete este tipo de acto, o sentimento de responsabilidade pela sua reparação. A Piedade aproximar-nos-á do Criador. O ser humano reconhece as suas faltas para com a Criação e procura a mudança. O cristão consciente dessa verdade activa-a e procura activá-la em comunidade.

O Temor a Deus levar-nos-á ao caminho por todos desejado. O caminho da Paz, da alegria, da dignidade do ser humano que nos conduzirá ao amor, o nosso Criador.



Maria Magdala

Sem comentários: