1 de dezembro de 2010

O amor, na sua pureza e gratuidade...

"(..) o amor, na sua pureza e gratuidade, é o melhor testemunho do Deus em que acreditamos e pelo qual somos impelidos a amar". 
Bento XVI 

Foi este desafio, de ser testemunho, que levou ao encontro dos jovens do Prior Velho e da comunidade Católica da Ramada/Odivelas. 

No caso dos jovens do Prior Velho, o encontro aconteceu no sábado do fim de semana dedicado às missões. Partindo de fotografias, dos vários projectos de Verão, do grupo Diálogos, cada um dos jovens foi interpelado a partilhar sobre o que as imagens lhes transmitiam e quais os desafios que lhes colocavam para uma experiência missionária. 
Na noite de 29 de Outubro, a convite do Grupo Missionário da Ramada, estivemos na Capela de Santa Teresinha do Menino Jesus, numa noite aberta à comunidade. Foi uma noite de oração, reza do terço e testemunhos missionários, com a participação de jovens da Equipa Àfrica e do Pe. Manuel Abreu, svd. 

Das voluntárias da Equipa d´Àfrica ouvimos as histórias de quem partiu, no Verão, em projecto até 2 meses, para Moçambique e do que fizeram e viveram nas comunidades locais. 

O Padre Manel Abreu, svd, por sua vez mostrou uma apresentação com textos e fotos que ao longo da sua vida missionário o marcaram por terras Lusas, Angola, Brasil e Moçambique. 

Aproveitando, ainda, a presença do Padre Dennis,svd, este deu-nos o seu testemunho do que tem sido a sua experiência missionária em Angola.

Foi uma noite muito serena de oração, canto e sobretudo de partilha de Vida. 

Ficou feito o convite para participarmos, noutro encontro de formação e testemunho, que aconteceu no dia 19 de Novembro, com o grupo da Ramada. Nessa noite falámos sobre a história do grupo Diálogos, mostrámos e partilhámos, um pouco, daquilo que tem sido a vivência e as actividades, em que o grupo se tem envolvido, ao longo dos dez anos da sua existência. 

São partilhas, testemunhos, encontros que nos vão unindo e fortalecendo na Fé. Vidas de quem parte de si e vai ao encontro do outro porque Deus é Amor.


Fernanda Ramalhoto

Sem comentários: