22 de fevereiro de 2023

CAMINHAR COM DÚVIDAS E MEDOS

Na confusão do dia a dia, nem sempre é fácil o encontro comigo mesmo.
Foi preciso bater no fundo do poço para sentir que estava perdido, sem rumo, sem amigos, sem família. Não tinha ninguém com quem partilhar toda a angústia e confusão de sentimentos, que me apertavam o coração. A vida nem sempre é fácil! Tão depressa está tudo bem como, de um momento para o outro, tudo nos cai em cima. Somos apedrejados de todos os lados, sem saber o porquê, e sem direito a defender-nos.
Foi preciso ir ao fundo do poço para me encontrar e sentir a presença de Deus na minha vida. Quando me sentia mais frágil, Ele estava a meu lado, estendeu-me a mão e disse-me: - Levanta-te. Sê tu próprio. Não te preocupes. Eu estarei sempre a teu lado. Nesse momento levantei-me, chorei e agradeci-Lhe por estar comigo. Hoje, sinto-me com força para enfrentar os obstáculos da vida, porque Deus está a meu lado.

Aprendi a não ter medo de falhar, errar, voltar a cair no fundo do poço. Sei que preciso de ter força, coragem e confiança, para sentir que não caminho só.
Há sempre alguém, embora de forma invisível, que me fortalece e ilumina.
Só a fé e a esperança me dão forças para transformar os meus problemas em oportunidades de crescimento.

“Ficar onde se está bem, é uma tentação frequente; como é também frequente a tentação de fugir donde se está mal.” Quando temos um objetivo, não podemos ficar pelo caminho. Mesmo nas dificuldades da vida, sentimos a graça de Deus. Viver é um contínuo recomeçar. Esta certeza ajuda-me a perceber que nada é definitivo. Há momentos em que quero mudar o mundo! Questiono esse querer, mudo de rumo, e tento mudar o mundo de alguém. Caminho sobre dúvidas e medos, mas continuo a caminhar.

Obrigado, meu Deus, pela tua presença na minha vida.

Augusto Ribeiro

(Publicado originalmente em Contacto SVD nº 254)

Sem comentários: