28 de fevereiro de 2021

Campanha “Juntos por Cabo Delgado”

 Nota de imprensa Campanha “Juntos por Cabo Delgado” do Centro Missionário da Arquidiocese de Braga

1. A Arquidiocese de Braga, através do Centro Missionário Arquidiocesano de Braga -

CMAB*, juntamente com as organizações parceiras – Cáritas Portuguesa, Fashion Education One Work, Infância Missionária de Balasar, LIAM, Leigos Boa Nova, Associação Regina Mundi, Missionários Combonianos, Missionários do Espírito Santo, Missão (A)mares, Mosaico, Mundo Posible, O melhor de nós, Província Portuguesa dos Sacerdotes do Coração de Jesus - Dehonianos, Rosto Solidário e Sociedade Missionária da Boa Nova – lançaram em setembro em Portugal a campanha solidária “Juntos por Cabo Delgado”, em parceria com a Diocese de Pemba (que corresponde geograficamente à Província de Cabo Delgado). Esta campanha tem como objetivo apoiar cerca de meio milhão de pessoas deslocadas que fogem das suas aldeias que estão a ser atacadas por um grupo sem rosto que semeia o terror, matando e queimando. Esses deslocados chegam a Pemba (capital da Província) e a outros locais sem o essencial para viverem e estão a ser apoiados pela Diocese de Pemba através da Cáritas Diocesana de Pemba. 

2. A Câmara de comércio Portugal-Moçambique, de Pemba, disponibilizou-se para o envio de um contentor com bens recolhidos em Portugal, a serem enviados para Moçambique, onde serão geridos e distribuídos pela Diocese de Pemba, no apoio aos deslocados internos. 

3. O conjunto de organizações já referidas junta-se na divulgação e na recolha dos seguintes bens materiais solicitados: lonas e tendas, tenda sala de aula, tenda para hospital, cobertores, utensílios de cozinha (panelas, baldes e bacias), instrumentos/ferramentas agrícolas (parte metálica) (enxadas, pás, forquilhas, tesouras de podar, foices, catanas, roçadeiras, picareta, carrinhos de mão), material de costura (máquinas de costura não elétrica, linhas, agulhas, tesouras), ferramentas de carpintaria não elétricas (afiadores, níveis, alicates, turquesas, fitas métricas, serras, serrotes, cola de madeira, plainas, formões, martelos, berbequins manuais, lima, grosa, grampos, serras, trinchas, machadinhas, enchó, jogos de chaves de fendas, jogos de chaves de bocas, chave inglesa). Informamos que, nesta fase, não recolhemos alimentos, vestuário, livros e material escolar. 

4. Estava previsto a campanha decorrer entre 17 de janeiro a 17 de fevereiro. Porém, devido aos constrangimentos causados pelo confinamento, o prazo de recolha dos bens foi alargado até ao dia 31 de Março 2021.

5. Aproveitamos para informar alguns pontos de recolha nos vários arciprestados da Arquidiocese de Braga:

  • Arciprestado de Guimarães/Vizela: Zona de Guimarães: (17h às 20h) | Pedro Pinto – 965876382 | Davide Duarte – 934230122 no CAVIM, na Avenida da Universidade, nº. 649, em frente ao pólo da Universidade do Minho, em Azurém (Guimarães)
  • Zona Pastoral de Vizela: Loja Social de Infias, Rua Guilherme Pinto Varela, 270, Infias - Vizela | Nelson Leite – 914419699 
  • Arciprestado de Braga: Banco Alimentar contra a fome de Braga I Rua do Carvalho, nº 35 – Semelhe, Braga 
  • Arciprestado de Fafe: salão da Igreja do Sagrado Coração de Jesus, Fafe | 927481782 | paroquiadefafe@gmail.com. 


Sem comentários: